terça-feira, 19 de março de 2013

Proposta de conteúdo de biologia para blog


Nome: Bruniele Olmo
Etapa: 4 (quatro)
Título da tarefa: Criando uma atividade educacional para hospedá-la num blog



Tema central da atividade educacional:

Disciplina de Biologia – Ecologia (É uma ciência, composta de 7 capítulos no livro do autor Wilson Roberto Paulino) - Iremos trabalhar estes 7 capítulos, porém de uma forma mais dinâmica.


Objetivos de aprendizagem:
- Introduzir o conteúdo da unidade Ecologia para os alunos buscando relacionar a realidade deles.
- Permitir a troca de observações sobre as diversidades visualizadas através de ferramentas online.
- Apresentação sobre a correlação do conteúdo exposto em sala com a apresentação em sua comunidade residencial.
- Identificar na apresentação do alunos se compreenderam o assunto que foi proposto a pesquisarem.


Segmento de ensino e séries envolvidas:
- 3º ano de ensino médio


Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas:
Google
Blogger; Docs; Gtalk; Gmail
Twitter




Metodologia de aplicação:
- Primeiro - serão apresentados ao conteúdo proposto, para absorverem conhecimento sobre o tema que será trabalhado. Serão aulas sintetizadas sobre os capítulos que compoem a unidade Ecologia - gostaria de abrir uma observação aqui para entendimento de todos, o porque de ter escolhido uma unidade inteira e não um capítulo: por EXPERIÊNCIA anteriores, quando eu usava uma realidade como expemplo, os alunos conseguiam entender toda a matéria. Quando usava exemplos isolados, eu falava com paredes.
- Segundo – Os alunos serão estimulados a buscar sobre o assunto em sites, blogs e demais redes sociais. Deverão iniciar as atividades postando o resultado de suas buscas no twitter. OU seja, baseado nas informações que foram dadas, eles começarão a pesquisas mais parofundamente sobre ecologia para montar a sua “realidade cenário”, pode-se utilizar de uma comunidade como experiência e para isso alguns alunos até buscaram informações sobre geografia e história local da comunidade selecionada.
- Terceiro – Deverão desenvolver, com orientação da professora, um material (doc ou ppt) sobre os conhecimentos que adquiriram com as buscas realizadas e informação agregada. Esta construção deverá ser coletiva e para isso deverão utilizar o googledocs.
- Quarto – Os alunos deverão apresentar em sala o resultado da construção coletiva para avaliação.


Forma de avaliação:
O professor deverá estar atuante nas discussões no twitter e Google docs, para intervir perante as dificuldades e orientar diante das dúvidas. A partir deste comportamento, o professor terá condição para avaliar todo o processo de produção do conhecimento coletivo. A inserção do professor é parte fundamental para conseguir avaliar todo o processo de desenvolvimento dos alunos. O professor irá avaliar se os alunos tiveram dificuldade no processo de busca e aprendizado do conteúdo, identificar se os alunos buscaram auxilio do professor ou não para a realização da atividade. Identificar se houve integração dos alunos na discussão dos conhecimentos adquiridos.


Cronograma:
1º) Apresentação do conteúdo pela professora por 4 aulas consecutivas;
2º) Após apresentação do conteúdo os alunos irão se dividir em 3 grupos (considerando um turma com 35 alunos frequentando);
3º) Os alunos terão 15 dias para buscar, interagir e desenvolver uma apresentação do conteúdo agregado.
4º) cada grupo terá 20 minutos para apresentação e a turma 10 minutos para discutir sobre o conteúdo apresentado. (considerando uma aula de 60 minutos, serão necessário 2 aulas para concluir as apresentações, porém eu sempre reservo mais uma aula, pois acredito que as apresentações serão muito ricas e a discussão pode se estender).
A tarefa deverá ser apresentada após 15 da solicitação da mesma. O prazo é considerado o suficiente para busca, compartilhamento e retirada de dúvidas para então construir a apresentação.
OBS: Não trabalho com datas, não por desorganização, mas por frustação, pois as datas que eu estipulo nunca são cumpridas, por questões de desorganização escolar. É mais por uma questão pessoal.
 
Mas, se for satisfazer melhor o entendimento, imaginariamente poderia ser:
1º etapa: Apresentação do conteúdo pelo professor - 4 aulas - 19/11, 21/11, 23/11 e 26/11
2º etapa: Busca do conteúdo pelos alunos e elaboração da apresentação - por 15 dias - 27/11 a 11/12
3º etapa: Apresentações - 2 a 3 aulas - 12/12, 14/12 e 17/12
 
Material de apoio:
 
Paulino, Wilson Roberto. Biologia, volume 3: genética/evolução/ecologia. 1.Ed. São Paulo: Ática, 2005.
Blog de biologia – Disponível em: http://biologiaquepariu.blogspot.com.br/
Como fazer uma boa busca na internet – Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-fazer-boa-busca-internet-423567.shtml. Acesso em novembro de 2012.
Como usar o Google docs passo a passo – Disponível em: http://toprenda.net/2011/08/como-usar-o-google-docs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário